Reflita

" O papel é um cofre, onde podemos depositar jóias raras, e a caneta, é a chave para este cofre ".

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Tribos Indígenas no Estado do Pará


As Nações Indígenas no Pará


Amanaiés
Tribo indígena, falam a língua Tupi-Guarani, localizado no nordeste do Pará, sua população estimada é de 192  pessoas.



Anambés

Tribo indígena, falam a língua Tupi-Guarani, localizado no nordeste do Pará, sua população estimada é de 132  pessoas. 


Araras do Pará
Habitam a margem esquerda do rio Iriri, mais precisamente nas Cachoeiras secas do Iriri, falam a língua Karíb, sua população estimada é de 195 indivíduos, Os Arara ficaram famosos por sua belicosidade e pelos troféus que capturavam dos corpos dos inimigos - cabeças para flautas, colares de dentes e escalpos de face.


Assurinis do Tocantins
Tribo indígena, também conhecidos como Assuriní do Trocará, Akuáwa ou Akuáwa-Asurini, falam a língua Tupi-Guarani, vivem perto do rio Tocantins, junto a um posto indígena chamado Trocará, sua população estimada é de 466  indivíduos.

Asurini do Xingu                                                                                                                                    A única aldeia atual se localiza à margem do Igarapé Ipiaçava, afluente da margem direita do Xingu, falam a língua Tupi-Guarani, sua população estimada é de 466  indivíduos.


Paracatejê Gavião
É o nome de uma tribo indígena que habita a terra indígena Mãe Maria, no
município de Bom Jesus do Tocantins, no estado do Pará. Falam a língua Timbira Oriental, da família lingüística . Também são chamados parkatejê, sua população é estimada em cerca de 330 indivíduos.


Curuaias
É um grupo indígena que habita o Sudeste Pará , mais precisamente na Área Indígena Curuá e Terra Indígena Xipaya-Curuaya. Falam a língua da família lingüística Mundurucu.


Mundurucus
Tribo indígena que habita o sudoeste do Pará, mais precisamente as áreas indígenas Cayabi, Mundurucu, Mundurucu II, Praia do Índio, Praia do Mangue, Sai-Cinza, mais precisamente as áreas indígenas Cayabi, Mundurucu, Mundurucu II, Praia do Índio, Praia do Mangue, Sai-Cinza. Falam a língua da família lingüística Mundurucu. Têm uma população estimada de 7000 indivíduos, distribuídos em cerca de trinta aldeias.


Parakanã
Tribo indígena que habita o sul do Pará, mais precisamente na terra indígena Apyterewa, que fica em Altamira/PA próximo ao município de São Felix do Xingu, falam a língua Tupi-Guarani, sua população estimada é de 1.266  indivíduos.


Caiapós-xicrins
Tribo indígena que habita o sudoeste do Pará, entre os rios Xingo e Tocantins, mais precisamente nas Áreas Indígenas Xicrin do Cateté e Trincheira/Bacajá, falam a língua Caiapó-Jê. sua população estimada é de 7.096  indivíduos.

Daniel Brandão.


3 comentários:

  1. Boa Tarde,

    Quando diz "língua Tupí-Guaraní", está se referindo a uma família de aproximadamente 42 línguas. Levando em consideração que nós, falantes de português do Brasil, falamos uma língua derivada do latim, e que houveram várias outras como a nossa, sendo aproximadamente 5 as mais conhecidas (português, italiano, francês, espanhol e romeno), seria "aproximadamente" o mesmo do que falarem que nós, aqui no Brasil, falamos todos latim.

    Grato pela atenção,

    ResponderExcluir
  2. Olá, Estou fazendo uma pesquisa sobre os Índios Pauxís e gostaria de algumas imagens de tribo e pinturas corporais, Se vc puder me indicar uma fonte ou me enviar alguma imagem sobre essa tribo ficarei muito grata.
    Att,

    Vanessa

    ResponderExcluir
  3. legal mas to fazzzendo uma pesquisa e preciso de mais conteudo

    ResponderExcluir